FISIOTERAPIA  ORTOPÉDICA 

Profissionais especializados  para atender às necessidades dos pacientes, avaliando-os e promovendo o melhor tratamento, baseado na evolução e desempenho individual.

AGENDE AGORA!

O que é a Fisioterapia Ortopédica ?

A fisioterapia ortopédica é uma especialidade da fisioterapia, e tem como foco os cuidados envolvendo distúrbios ósseos e musculares. A especialidade atua na prevenção, no trato e, principalmente, na reabilitação de indivíduos acometidos por fraturas, entorses, contusões musculares, luxações, amputações, dentre outros casos diversos. O fisioterapeuta ortopédico trabalha para reestabelecer as funções do paciente da maneira mais rápida possível, sempre traçando caminhos seguros, que levem em conta as necessidades e os limites de cada pessoa. Seu principal objetivo é recuperar a qualidade de vida desses pacientes. A atuação desses profissionais é de extrema importância, sendo eles parte indispensável no processo de reabilitação. Sua atuação, além de produzir alívio das dores e desconfortos experimentados pelos pacientes afetados por tais problemas, estimula a melhora e o restabelecimento das funções, aumento da circulação, correção de deformidades e fortalecimento muscular. E tem mais, graças ao tratamento fisioterápico, são prevenidas outras complicações, em especial atrofias, rigidez e desequilíbrios emocionais advindos das limitações provocadas pela lesão ou doença.

Técnicas e recursos utilizados na fisioterapia ortopédica e esportiva​​:

Avaliação e terapia isocinética: Avaliação e/ou treinamento realizado para quantificar força, potência e resistência muscular comparando o membro saudável com o acometido. Realizado em um aparelho cuja velocidade do movimento é constante e a resistência variável.

Eletroterapia: Correntes elétricas utilizadas para tratamento da dor ou fortalecimento muscular, bem como redução de edema e aceleração do processo cicatricial. Correntes analgésicas : TENS (Transcutaneous Electrical Stimulation), Corrente Interferencial, Terapia Combinada. Estimulação Elétrica Neuro-Muscular : FES (Functional Electrical Stimulation) e Corrente Russa. 

Termoterapia: É usada para aumentar ou diminuir a temperatura dos tecidos. O aquecimento melhora a circulação dos mesmos, promove o relaxamento muscular, diminui a dor e rigidez articular. O resfriamento diminui o processo inflamatório, dor e edema. Tipos de Calor superficial: Compressas quentes (calor úmido), e massagem com jato de água (turbilhão). Tipos de Calor profundo: Ultrassom: através de ondas sonoras inaudíveis libera efeitos mecânicos e térmicos nos tecidos. Ondas Curtas: ondas eletromagnéticas que geram calor nos tecidos profundos. Crioterapia: uso de bolsa de gelo.

Fototerapia: Laser de baixa potência (LLLT) –feixe de luz indicado para redução da dor, cicatrização dos tecidos e aceleração da resolução do processo inflamatório.

Drenagem linfática: Técnica manual utilizada para diminuir o acúmulo de líquidos em uma determinada região. Pode ser associada ou não a uma compressão pneumática externa.

Plataforma vibratória: Aparelho cuja plataforma emite uma vibração mecânica que estimula contrações musculares, circulação e o controle neuromotor. Indicado para dor muscular tardia, lombalgia crônica, osteoporose, condicionamento físico em idosos, obesidade e em indivíduos com limitação de mobilidade.

Pilates: Método de condicionamento muscular que visa a ativação do centro de força, promovendo estabilização da coluna. Pode ser praticado em solo e em aparelhos. O método trabalha flexibilidade, força e controle corporal, dentro dos padrões posturais ideais. Pode ser realizado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.​​​ ​​​ ​​ 

                                    ENDEREÇO

Av das américas, 3333 - Barra da Tijuca / RJ
22631-003

                                     CONTATOS

                           (21) 3325-0870 |  (21) 3328-7182 
                            (21) 3153-1574  |  (21) 3151-3000

Siga-nos