CENTRO AVANÇADO DE INTERVENÇÃO
DA DOR

Nossos tratamentos são de alta tecnologia

O que é Intervenção da Dor?

A Medicina Intervencionista da Dor é uma ampla área da Medicina, que oferece diversas possibilidades de diagnóstico e tratamento de diversos tipos de dor, por exemplo:  dor lombar, neuralgia do trigêmeo, dores pélvicas, síndrome de dor complexa regional, artrose, dor de cabeça, hérnias de disco, dores neuropáticas, entre muitas outras, través de procedimentos minimamente invasivos, geralmente com o uso de agulhas. Para auxiliar o médico a encontrar com maior precisão o local mais apropriado para a intervenção, são usados recursos de imagem como ultrassom e raio-x.

Intervenção da Dor

Entre os procedimentos mais comuns, destacam-se os bloqueios terapêuticos com corticoide, os procedimentos por radiofrequência, a vertebroplastia, a aplicação de Botox, entre muitos outros recursos possíveis, dependendo do tipo de dor e de diversos outros aspectos peculiares a cada caso em particular. Na grande maioria destes procedimentos, não é necessário haver uma internação. O paciente pode voltar para casa no mesmo dia do procedimento.

                                  Informações  Gerais                 

Dor é uma das queixas mais comuns nos pacientes que procuram os profissionais de saúde, afetando a maioria da população em algum momento de suas vidas. A dor pode ser classificada temporalmente como aguda e crônica.                                                                                                                                                  

- A dor aguda é de ocorrência quase universal. Tem função de preservação de integridade e defesa, pois é o alarme de uma lesão ou iminência de lesão tecidual. Normalmente sua origem é de fácil identificação e o tratamento tem como objetivo o alívio imediato e na maioria das vezes a eliminação do fator causal.           

- A dor crônica chega a 40% da população e é uma das principais causas de incapacidade, perda de funcionalidade e da qualidade de vida, e afastamento do trabalho . Os pacientes com dor crônica apresentam comprometimento em diversas facetas de sua vida.

 A dor evoca emoções e uma cascata de modificações neurofisiológicos e funcionais, o que gera sofrimento, medo da incapacidade, preocupações com perdas materiais e/ou sociais, limitações para a realização das atividades profissionais, sociais e/ou domiciliares. Altera também afeto, sono, apetite, lazer e qualidade de vida. Em 85% das vezes, a dor crônica é de característica indefinida e, portanto de difícil tratamento. A dor crônica deve ser tratada de forma interdisciplinar e multiprofissional formulando planos diagnósticos e terapêuticos individualizados que frequentemente exigem a adoção de várias modalidades de intervenções concomitantes ou sequenciais e multimodais. Deve priorizar, quando possível, a eliminação dos fatores causais e perpetuantes. Entretanto, nem sempre isso é factível, situações em que é priorizado o tratamento sintomático com medidas farmacológicas, de reabilitação, psicoterápicas, anestésicas, oncoterápicas, cirúrgicas e/ou neurocirúrgicas funcionais que possibilitam minimizar a dor e resgatar ou melhorar os parâmetros funcionais na maioria dos indivíduos.

A dor crônica frequentemente não pode ser eliminada completamente, mas o desempenho do paciente pode ser melhorado substancialmente, mesmo quando a dor. TÉCNICAS AVANÇADAS DE TRATAMENTO DA DOR AGUDA E CRÔNICA Existem várias formas de tratar as dores refratárias ao tratamento conservador, podendo serem realizados procedimentos com técnicas intervencionistas e cirúrgicas. 

                                    ENDEREÇO

Av das américas, 3333 - Barra da Tijuca / RJ
22631-003

                                     CONTATOS

                           (21) 3325-0870 |  (21) 3328-7182 
                            (21) 3153-1574  |  (21) 3151-3000

Siga-nos