SETOR  DE  TRATAMENTOS  DE  FERIDAS

Profissionais especializados para atender às necessidades dos pacientes, avaliando-os e promovendo o melhor tratamento.

Como é Feito o Tratamento de Feridas?

A cicatrização é um processo natural do corpo que tem o objetivo de restaurar os tecidos lesionados. O que acontece é que, em algumas situações, o corpo sozinho não é capaz de reparar a lesão, seja por questões do próprio paciente, seja por outras complicações. Por isso, pode ser necessário um tratamento especializado para ajudar nessa cicatrização. Uma ferida requer tratamento especial quando sua cicatrização ocorre por segunda intenção. Nesse caso, a ferida tem algum grau de perda do tecido, e suas bordas não podem ser aproximadas. Há, também, maior risco de contaminação e infecção, o que dificulta ainda mais a cicatrização. O tratamento dessas feridas tem o objetivo de proporcionar as condições ideais para que o processo de cicatrização possa ser realizado pelo corpo. Elas são:

-temperatura próxima à temperatura do corpo (36,5ºC);
-pH mais ácido (5 a 6);                                                                                         
-baixos níveis bacterianos;                                                                             
-presença de umidade no leito da lesão.                                             

Na prática, o tratamento consiste na limpeza da ferida, avaliação por um profissional capacitado e  materiais específicos sobre o leito da ferida. 

O que é ferida?

 No âmbito da saúde, ferida é qualquer lesão na pele, mucosa, córnea, músculos, tendões ou ossos com destruição de alguma dessas camadas e invasão das estruturas do corpo. Além disso, há prejuízo das funções básicas da estrutura lesionada.  As feridas podem ser classificadas de acordo com a sua causa, tempo de cicatrização e conteúdo bacteriano:

-causa:  feridas de causa cirúrgica (finalidade terapêutica), traumáticas (acidentes) ou ulcerativas;
-tempo de cicatrização: agudas ou crônicas;
-conteúdo bacteriano: limpa, contaminada, infectada.

Não há fatores de risco específicos para as feridas cirúrgicas e traumáticas. As feridas ulcerativas, normalmente, aparecem devido a problemas na circulação associados a doenças de base, como diabetes, hipertensão e hanseníase. Os outros fatores de risco para esse tipo de ferida são nutrição ruim, extremos de idade, dificuldade de mobilidade, estar acamado.

 Cicatrização de Feridas                 

 Para entender como funciona o tratamento, primeiro explicamos as fases da cicatrização e quais os tipos de tecido que podem estar presentes na lesão. As fases são:

-De inflamação: é a primeira fase e acontece logo após o rompimento de vasos sanguíneos.                       
Inicia-se a agregação plaquetária para parar o sangramento e há recrutamento de células de defesa para o local, em resposta à agressão ao tecido. O local fica inchado, vermelho, dolorido;                                

-Proliferativa: há formação de novos vasos sanguíneos e proliferação dos fibroblastos,  formação de um tecido rosa e macio (tecido de granulação);                                                                                                                                       

-De maturação: é a fase final de cicatrização, com fortalecimento da cicatriz e contração das bordas da ferida. Além do tecido de granulação, a ferida pode apresentar também tecido de epitelização (novo revestimento) e tecidos inviáveis, isto é, que impedem a cicatrização saudável (necrose).     

                                    ENDEREÇO

Av das américas, 3333 - Barra da Tijuca / RJ
22631-003

                                     CONTATOS

                           (21) 3325-0870 |  (21) 3328-7182 
                            (21) 3153-1574  |  (21) 3151-3000

Siga-nos