Dr.Paulo Cesar Andrade ESPECIALIDADES Telefone: (21) 3325-0870

BAROPODOMETRIA

O baropodômetro é um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento. Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas. Na Europa, o baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la evitando a formação de úlceras e em casos mais graves a amputação dos pés.

ORTOPEDIA

A fisioterapia é a ciência que trabalha no âmbito da prevenção de lesões e na reabilitação do sistema locomotor. O fisioterapeuta trata basicamente as disfunções dos movimentos do corpo humano utilizando terapia manual, aparelhos específicos e recursos físicos como calor, gelo e etc. O fisioterapeuta deve ser formado por uma faculdade e poderá especializar-se na área que mais o interesse como por exemplo, fisioterapia neurofuncional, dermatofuncional, pediátrica, geriátrica, respiratória, desportiva, traumato-ortopédica, dentre outras.A fisioterapia pode ser realizada em ginásios, lares de 3ª idade, clínicas, empresas, hospitais, e em domicílio, atendendo todas as faixas etárias.

FISIOTERAPIA

O especialista em Ortopedia e Traumatologia trata as doenças que acometem os músculos, ossos, ligamentos e articulações sejam de origem traumática, inflamatória, infecciosa, congênita ou degenerativa. A cirurgia de Quadril e Joelho é uma área da ortopedia que abrange a maioria das afecções destas articulações no adulto, com ênfase em lesões degenerativas ou resultantes da prática esportiva. A osteoartrose representa a principal doença tratada por esta subespecialidade, inicialmente de forma conservadora (mudança de hábitos, fisioterapia, medicamentos) e nos casos mais graves por meio de cirurgia, substituindo a articulação doente por uma prótese articulada (Artroplastia Total de Quadril ou de Joelho).